Formação Executiva

Formação e Gerenciamento do Preço de Venda

Em breve!

Consulte o nosso atendimento: condições especiais para matrículas antecipadas, ex alunos FGV (10%) e empresas parceiras (10%). Condições não cumulativas.
 

  • Capacitar os participantes a compreender os principais componentes mercadológicos da precificação e correlacioná-los aos indicadores de resultado, normalmente, perseguidos pelas Organizações. 

    Profissionais que já atuam na definição da política de precificação de suas empresas e que necessitam aprofundar seus conhecimentos, correlacionando os aspectos mercadológicos aos tributários e financeiros.

    1. Aspectos Mercadológicos
    1.1 Indicadores de resultado básicos das empresas: EBITDA, Rentabilidade, margem de contribuição.
    1.2 Fatores Externos à empresa: tipos de mercado, elasticidade preço-demanda.
    1.3 Fatores Internos: posicionamentos e estratégias de preços; precificação de novos produtos. Estratégias de preços por Penetração e Desnatação.
    1.4 Precificação baseada no Valor: como identificar os tipos de atividades e as técnicas compatíveis: Diferencial de Valor, Valor de Troca, Elasticidade – Preço e “Conjoint Analysis”.
    1.5 Preços de Serviços: principais características, ganhos na aplicação da discriminação de preços (“Revenue Management”).
    1.6 Guerras de Preços: quando participar ou evitar; motivos para seus surgimentos.

    2.  Aspectos tributários
    2.1 Tributos incidentes sobre os preços e resultados das empresas; regimes tributários, Substituição tributária; consequências para a competitividade das empresas.

    3.  Aspectos Financeiros
    3.1. Conceituação dos custos e como alocá-los aos preços de venda de produtos e serviços; métodos de custeio Absorção, Variável e ABC; Ponto de Equilíbrio Operacional.
    3.2. Metodologias para identificação de oportunidades e riscos nos resultados, derivadas dos preços praticados.
    3.3. Efeito dos prazos de pagamento nas margens e no capital de giro dos produtos.

    40 hora/aula

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede