CARREIRAS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

03/05/2018

No dia 3 de maio, o professor Oliver Stuenkel modera um painel com profissionais que atuam na área de Relações Internacionais. O evento tem como objetivo ser um espaço onde profissionais de destaque podem compartilhar suas trajetórias, ressaltando quais devem ser as principais habilidades do profissional da área e discutindo tendências e padrões no campo de RI.

MODERADOR

Oliver Stuenkel, coordenador do MBA em Relações Internacionais da FGV.

Oliver Stuenkel é Professor adjunto de Relações Internacionais na FGV em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais (CPDOC) em São Paulo e o MBA em Relações Internacionais. Também é non-resident fellow no Global Public Policy Institute (GPPi) em Berlim, membro do Carnegie Rising Democracies Network e colunista do El País e da Americas Quarterly. Sua pesquisa lida com potências emergentes, especificamente Brasil, Índia e China, analisando seus impactos sobre a governança global. É autor dos livros IBSA: The rise of the Global South? (2014, Routledge), The BRICS and the Future of Global Order (2015, Lexington) e Post-Western World (2016, Polity).

PALESTRANTES

Stenio Andrade (via Skype)

Stenio Andrade é Oficial de Comunicações no Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas em Guiné-Bissau. Jornalista de profissão com oito anos de experiência em edição de texto, reportagem, pesquisa e análise. Pela ONU, trabalhou na sede do PMA, em Roma, e realizou entrevistas com solicitantes de asilo na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), no Cairo. Como jornalista, foi editor de notícias internacionais na GloboNews e Agência EFE e correspondente freelancer em Roma, com foco em questões humanitárias e de desenvolvimento. Publicou artigos especializados sobre a crise migratória no Mediterrâneo e colaborou com os think tanks Mediterranean Affairs (Itália) e Fundação Getulio Vargas (Brasil). Tem mestrado em Direitos Humanos e Gestão de Conflitos pela Sant'Anna School of Advanced Studies, em Pisa.

Claudia Antunes é editora de Mundo e Sociedade do jornal O Globo. Também foi editora de internacional da Folha de S. Paulo e do antigo Jornal do Brasil. Entre 2005 e 2006, foi bolsista da Fundação Nieman para o Jornalismo, na Universidade Harvard. É formada em Comunicação Social pela UFRJ.

Eduarda Hamann é pesquisadora sênior do Instituto Igarapé. Advogada, com mestrado e doutorado em relações internacionais. Trabalha com paz e segurança internacional. Suas principais áreas de interesse incluem operações de paz, políticas externa e defesa brasileiras, organismos internacionais e cooperação sul-sul. Desde 2009 é pesquisadora sênior do Instituto Igarapé. Ministrou cursos de relações internacionais na FGV (MBA), IRI/PUC-Rio (graduação) e Cândido Mendes (MBA) e deu palestras em locais de renome, como o Instituto Rio Branco e a Academia Militar das Agulhas Negras. Tem experiência de pesquisa e consultoria em organizações governamentais e não-governamentais, como Banco Mundial, Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Viva Rio e Canal Futura.

Fernando Brancoli é professor do Centro de Estudos Internacionais da UFRJ e do MBA em Relações Internacionais da FGV.
Professor do Centro de Estudos Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Analista de Questões Humanitárias de diversos Organismos Internacionais, dentre eles o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Alto Comissariado para Direitos Humanos das Nações Unidas. Nos últimos anos, Brancoli atuou em áreas de conflito em diferentes países - como Líbia, Síria, Somália, Egito e Haiti, dentre outros. É doutor em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unicamp / Unesp / PUC-SP).

Esta palestra é oferecida pelos curso MBA em Relacões Internacionais clique e saiba mais.

*A FGV Educação Executiva não emite certificados para participação em palestras.