POLÍTICAS DE DROGAS NAS AMÉRICAS: TENSÕES E ALTERNATIVAS.

28/03/2017

As políticas sobre drogas dos países latino-americanos estão no centro da agenda na região, pois influenciam diretamente a segurança pública e o bem estar dos cidadãos. Desde o início do século XXI, uma série de críticas às consequências violentas da chamada "guerra às drogas" emergiu por todo o continente americano. Quais são os resultados positivos e negativos dessa “guerra”? Na palestra, abordaremos as principais adaptações e alternativas às políticas sobre drogas na região.

Thiago Rodrigues é mestre e doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP, com estágio doutoral em 2007 no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no MBA em Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas e no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF é professor na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É, desde 1999, pesquisador no Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) da PUC-SP. Coordenador do projeto “Narcotráfico e militarização no entorno estratégico nacional: lições para o Brasil”, financiado pelo Ministério da Defesa (Instituto Pandiá Calógeras) e CNPq (2014-2016). É membro do corpo editorial de journals como International Political Sociology (ISA), Contexto Internacional (IRI-PUC Rio) e Verve (PUC-SP). ).

Esta palestra é oferecida pelo curso MBA em Relações Internacionais  clique e saiba mais.